Advertisement
Compartilhe

Roteiro no litoral de Santa Catarina

Quer um roteiro no litoral de Santa Catarina? Vou mostrar para vocês as praias que conhecemos e os lugares que nos hospedamos,mas aconselho deixar um dia inteiro para visitar a Ilha Do Campeche, na minha humilde opinião o lugar mais lindo de Santa Catarina.

Ilha do Campeche

Leia como chegar e melhores praias de Santa Catarina aqui

Quer acompanhar nossas viagens em tempo real?

@ViajandocomSy

@ViagemVinhoVida

@Vinhoemuitomais

Leia também onde se Hospedar em Garopaba, Morada da Prainha

Quer saber onde se hospedar em Bombinhas, conheça a Pousada Vila Boa Vida, linda e rústica

Agora para se hospedar com charme em Jurerê conhece a Pousada dos Chás Hotel Boutique

PARA GANHAR DESCONTOS NOS HOTÉIS RESERVE COM ANTECEDÊNCIA E SE PRECISAR CANCELE GRATUITAMENTE

Retiro dos Padres-Bombinhas

Roteiro de 09 dias no litoral de Santa Catarina

Dia 1- Aeroporto/Garopaba (montei base na Morada da Prainha)

Dia 2- Dunas de Siriú́/ Praia da Gamboa/ Praia de Siriú́

Dia 3- Praia do Rosa/Praia da Ferrugem (para ver o pôr do sol que não teve rrss)

Dia 4- Guarda do Embaú/ Florianópolis (montei base na Pousada dos Chás Hotel Boutique)

Dia 5- Ilha do Campeche

Dia 6- Seguimos pra Bombinhas (montei base na Pousada Vila Boa Vida) Almoço e tarde no Retiro dos Padres

Dia 7- Praia do Estaleiro/ Caixa d’Aço- Porto Belo

Dia 8- Praia da Sepultura/ Praia Lagoinha

Dia 9- Bombinhas/aeroporto

Praia do Estaleiro

Roteiro de 09 dias no litoral de Santa Catarina

Pegamos o carro no aeroporto e fomos para o nosso hotel que ficava na cidade de Garopaba, no total foram 08 noites e 09 dias esse roteiro.

Quais praias conhecer a partir de Garopaba:

Praia de Siriú

Dunas de Siriú

Praia de Garopaba

Praia do Rosa

Praia da Vigia

Praia da Ferrugem

Praia da Barra

A caminho de Florianópolis paramos em: Guarda do Embaú

Dia 1: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Escolhi Garopaba para conhecer as praias da região, sendo que do aeroporto até lá foram umas duas horas de viagem e nosso hotel foi Morada da Prainha na Praia da Silveira, com a melhor vista para praia.

Praia da Silveira
Onde se hospedar em Garopaba

Nós ficamos 03 noites em Garopaba na Morada da Prainha e nossa cabana tinha uma sala com sofá cama na parte de baixo, TV, cozinha, banheiro sendo o mais importante e lindo, o quarto  no mezanino com vista para o mar.

Morada da Prainha

Dia 2: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia de Siriú e Dunas de Siriú

Pela manhã fomos para as Dunas de Siriú em Garopaba fazer skibunda, porém não me lembro o valor que pagamos, não foi caro, e foi muito divertido, minha filha até arriscou uma descida na prancha em pé e se deu bem.

roteiro no litoral de Santa Catarina

No receptivo das dunas tinha um barzinho que servia um delicioso pastel e certamente que comemos muitos depois de cairmos com vontade na areia rrsss

Lagoa do Siriú

O dia não estava dos melhores, pouco sol, mas fomos assim mesmo conhecer a Lagoa do Siriú e com certeza valeu a pena, muito linda, mas água gelada. roteiro no litoral de Santa CatarinaDemos uma passada em Gamboa, caminhamos pela praia, comemos mais pastel, só que não entramos na água, pois decidimos que o mais importante nesse dia sem sol era conhecer o máximo de praias próximas.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Dia 3: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia do Rosa

A 23 km de Garopaba e com apenas 02 acessos para a praia sempre lotados, a Praia do Rosa é uma das mais lindas da região, então vá bem cedo se quiser curtir, nós não fomos, mas demos uma baita sorte de alguém estar indo embora.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Para terem uma ideia do quanto venta no litoral, em um momento de distração o vento derrubou as taças com espumante e ainda levou o guarda sol, ou seja, vento e água fria, mas praia linda e  bem larga!

Mesmo a  água sendo gelada, dá para entrar e fazer pipi kkkk

Com boa estrutura, apenas 2 quilômetros de extensão, bons bares, areia clara e em formato de lua.

Praia da Barra e Praia da Ferrugem

A Praia da Ferrugem fica a 07 quilômetros de Garopaba, onde estávamos hospedados, porém nos fomos no fim da tarde, pois a intenção era ver o pôr do sol que infelizmente não teve.

Ao Norte fica a Praia da Ferrugem, a queridinha dos surfistas e fazendo fronteira a Praia da Barra e também um riozinho bem lindo e tranquilo.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Se subir na pedra que fica entre as duas praias você tem a visão de tudo com um giro completo, e que visão, vale a pena.roteiro no litoral de Santa Catarina

Mesmo sendo pequena, com apenas 1,5 k de extensão, areia fofa, ela tem boa estrutura, bons bares e um pôr do sol de arrepiar, sendo a moçada os maiores frequentadores desta praia.

No entanto a vizinha Praia da Barra é a queridinha das famílias, pois as águas são mais tranquilas e ainda tem o rio atrás.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Dia 04:

Praia de Garopaba

Nosso ultimo dia apenas tiramos as fotos da Praia de Garopaba e seguimos em direção à Florianópolis para passar antes na Guarda do Embaú.

A praia de Garopaba fica na cidade e possui 2 km de extensão, sendo uma praia mais urbanizada, ou seja, vimos o local todos os dias quando íamos ou voltávamos das praias, pois sempre passávamos nos supermercados.

roteiro no litoral de Santa Catarina

A beira da Praia de Garopaba, ao sul situa-se a Antiga cidade de Garopaba, na verdade uma vila de pescadores, consequentemente um lugar simples e delicioso de caminhar.

Agora se você quiser uma vista de tirar o fôlego suba na rua ao lado da igreja na cidade histórica para tirar essa foto.

Praia da Vigia

Basta seguir mais adiante, subindo a ladeira que encontrará a Praia da Vigia, uma praia em uma propriedade privada, porém sua extensão de areia é quase inexistente.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Já mais ao sul de Garopaba tem muitas residências de veranistas.

Guarda do Embaú

Localizado no município de Palhoça, sendo 50 km ao sul de Florianópolis e o acesso feito pela estrada de Pinheiros.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Toda a região fica ao lado de uma área preservada, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, ou seja, um espetáculo de natureza.

Para chegar na praia em Guarda do Embaú você vai parar o carro no estacionamento e atravessar de barco, o mais importante é pagar um estacionamento (R$10,00) e que tenha chuveiro.

A Travessia de canoa custa R$4,00 reais por pessoa, certamente que a aventura começa aí, pois tem gente que acha que pode colocar a sacola na cabeça e atravessar, mas sempre tem os locais onde afunda e lá vai sacola, celular e todo o resto  para dentro do rio, então não tente economizar, pois o prejuízo será maior…

A Praia de Guarda do Embaú também tem ótima estrutura, muitas barracas e aluguel de cadeiras e guarda-sol, sendo o lugar muito lindo, porém achei o visual da travessia do rio a cereja do bolo, pois a praia mesmo tem ondas fortes e eu não gosto muito.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Dia 5: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Chegamos em Florianópolis a tarde e fomos para Jurerê, onde seria nossa hospedagem na Pousada dos Chás, que por sinal era um charme!!

Passeios para fazer em Florianópolis

São inúmeras praias para conhecer, mas ficamos apenas 02 noites em Florianópolis e deixamos o dia que tínhamos inteiro para fazer a famosa Ilha do Campeche, em outras palavras, a cereja do bolo de Florianópolis.

Ilha do Campeche

O Caribe de Santa Catarina fica na Ilha do Campeche, então eu fiz um post especial sobre a Ilha do Campeche, pois ficamos encantados com o lugar.

Ilha do campeche

Como estávamos hospedados em Jurerê , então o lugar mais próximo para comprarmos a travessia para a Ilha do Campeche era em Canavieiras, tenha em mente que é limitado o número de pessoas na ilha, então precisa reservar com antecedência, mas como não era altíssima temporada nós conseguimos para o outro dia, foi sorte. Leia aqui tudo que precisa saber para conhecer a Ilha do Campeche.

Onde se hospedar em Florianópolis

Ficamos duas noites na Pousada dos Chás em Jurerê e como próprio nome diz, um chá da tarde dos deuses, praticamente imperdível!

roteiro no litoral de Santa Catarina

A Pousada era toda charmosa, cada quarto tinha um nome de uma erva e tons pastéis na decoração.

Uma piscina, churrasqueira e garagem, porém ficam em frente a pousada , sendo uma área de lazer independente.

Dia 06: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia de Jurerê em Florianópolis

Jurerê internacional é super famosa, pessoas bonitas, bares luxuosos, mas confesso que não me agradou, gosto de lugares mais tranquilos, essa foi minha segunda vez lá, então escolhi melhor meu tempo.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Como esse era o último dia em Florianópolis, demos uma volta por Jurerê e seguimos viagem para Bombinhas onde ficamos 03 noites na Pousada Vila Boa Vida

Praias para conhecer a partir de Bombinhas

Tenha em mente que o trânsito entre as praias de Florianópolis e Bombinhas literalmente são os piores da face da terra.

Nunca vi tanto engarrafamento na minha vida, então organize sua volta, caso tenha um voo, pois é necessário muita antecedência, na verdade eu não faria o roteiro dessa maneira que fiz, deixaria Florianópolis para o final devido o meu voo ser lá.

Quando chegamos em Bombinhas fomos direto para praia Retiro dos Padres, só deixamos as malas na Pousada que ficava na Praia de Mariscal.

Praia de Mariscal
Retiro dos Padres

Uma praia de beleza agreste, águas cristalinas é cercada pela Mata Atlântica, porém não é muito grande, mas tem uma faixa de areia bem arborizada, em suma era um domingo e estava bem cheia, mas ainda assim estava tranquila.

Como chegar:

O acesso à praia se dá pela Av. Manoel José dos Santos, no Centro de Bombinhas, seguindo até́ o final da Rua das Garoupas, logo após o acesso à praia da Sepultura, ou seja, um trânsito infernal, rua apertadinha e cheia de curvas.

Onde comer:

Em frente à praia tem o Restaurante Retiro dos Padres com o boa comida e bom preço.

Cerveja: média de R$10,00

Anchova grelhada: R$69,00 para 02 pessoas

Ceviche de frutos do mar: R$23,00

roteiro no litoral de Santa Catarina

Dia 07: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia do Estaleiro, Porto Belo

Sabe quando você acorda na praia com uma chuva danada e pensa que o seu dia acabou?  O que faria?

roteiro no litoral de Santa Catarina

Se conforma e volta a dormir ou vai à caça do sol? Eu olhei a previsão do tempo e vi que perto dali tinha uma luz no fim do túnel, ou seja, um sol debaixo de uma nuvem, então implorei para irmos e assim saímos de Bombinhas debaixo de uma chuva com as cadeiras no carro, sem guarda-sol e marido resmungando:

Para que guarda-sol foi o que o marido disse… Tá louca mulé, no entanto eu teimosa olhava a previsão do tempo e dizia que em Porto Belo estava nublado, mas não caia água e lá́ fomos nós.

Praia do Estaleiro

E não é que até́ o sol saiu e tivemos que ir ficar no cantinho perto das árvores, pois não estávamos aguentando o calor, consequentemente nesse momento respondi o marido que o guarda-sol era para a hora que o sol saísse…

roteiro no litoral de Santa Catarina

Águas transparentes e calmas num tom azul-esverdeado e um balanço onde você faz fotos de cinema, além disso tem um restaurante que serve deliciosos tira gostos com preços bons.

Batata frita R$18,00

Pastelzinho de camarão: R$15,00 (10 unidades)

Isca de peixe R$35,00

Estacionamento bem caro R$20,00

Como chegar:

Fica a 6km do centro de Porto Belo, situada no caminho para a Ponta do Araçá, no entanto para chegar até lá, vai enfrentar uma estradinha estreita, cheia de curvas e mão dupla, então pelo amor de Deus, evite nos feriados.

Para não se perder fique atento a um estacionamento que desce ladeira abaixo pertinho do mar, pois lá tem o restaurante que falei.

A Praia do Estaleiro fica entre dois costões e é cercada de verde, mas a orla da praia é estreita.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia Caixa d’aço, Porto Belo.

Linda praia de águas calmas e transparente, no entanto apenas paramos um pouco para fotos e apreciar a beleza.

A praia Caixa d’Aço conta com um trapiche, somente para a pesca, três bares-flutuantes que ficam em pleno funcionamento durante todo o verão, feriados e finais de semana.

Roteiro no litoral de Santa Catarina

Na faixa de areia possui um quiosque de lanches e um de petiscos que funcionam somente na alta temporada e verão, no entanto temos o mesmo problema de todas as praias, estacionamento difícil e falta de faixa de areia.

Estacionar para mim pareceu impossível, imaginei aquilo em um feriado, deve ser um enorme engarrafamento.

Dia 08: Roteiro no litoral de Santa Catarina

Praia da Sepultura

A Praia é tranquila acessível por trilha e minúscula faixa de areia, por outro lado possui águas calmas e transparentes para mergulho livre e com snorkel, ou seja, praia paradisíaca com aproximadamente 95 metros de extensão de areia.

Roteiro no litoral de Santa Catarina

Então já pode imaginar o contra né?

Sempre está lotada, completamente horrível de ficar, porém mais adiante indo por uma trilha tem as piscinas com lugares calmos para fazer stand up, mas faixa de areia não existe, como consequência, desistimos de permanecer por lá e olha que era segunda feira.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Da outra vez que fomos a Bombinhas já tínhamos conhecido essa praia, mas não havia tantas construções na frente como desta vez.

Como chegar:

Para quem gosta de caminhadas, o acesso pode ser feito pelo costão direito da Praia de Bombinhas, passando pela Prainha, Embrulho e Lagoinha, mas o acesso por veículos é feito pela Rua das Garoupas, continuação da Av. Ver. Manoel José dos Santos, até́ um estacionamento particular, sendo que o restante se chega a pé́, através de uma trilha de 200 metros.

Tenha em mente que estacionar por lá é difícil e raro, então somente pagando estacionamentos.

Praia da Lagoinha

Boa para mergulho com snorkel, muitas piscinas naturais entre grandes pedras, diversas espécies de peixes que podem ser avistadas até́ mesmo sem entrar na água, resultado; vimos uma enorme tartaruga, ou melhor, eu vi gente.

roteiro no litoral de Santa Catarina

Eu nadei atrás dela para fazer uma foto, mas a água nesse dia estava um pouco turva devido à chuva da noite anterior.

O inconveniente dessa praia é que a faixa de areia praticamente inexistente (que novidade rrss) e o que existia estava lotado, então atravessamos com a água na cintura para praia vizinha que tinha um pouco mais de areia e montamos base, mas não se iluda, pois também estava lotada.

Como chegar:

Mesmo caminho da Sepultura, estrada estreitinha e lotada, pagamos R$20,00 no estacionamento e tinha ducha de água doce, no entanto esse estacionamento saia direto na Praia da Lagoinha.

Onde se hospedar em Bombinhas

Roteiro no litoral de Santa Catarina

Nós ficamos na Pousada Vila Boa Vida por 03 noites, lugar agradável, quarto enorme, minicozinha, piscina, além disso uma hidromassagem no alto com o pôr do sol incrível.

Roteiro no litoral de Santa Catarina 43

Dia 09

Esse foi o dia de ir embora para Florianópolis pegar o voo, então acordamos tomamos café da manhã, demos uma voltinha para conhecer a Praia de Mariscal e pegamos a estrada.

Praia de Mariscal

Mas para não perder o costume, pegamos um enorme engarrafamento entre Bombinhas e Porto Belo.

Lagoinha

No mais conseguimos chegar a tempo no aeroporto depois de muita agonia, então almoçamos e devolvemos o carro.

Acima de tudo Santa Catarina tem praias incríveis e com um tom de água azul-esverdeado maravilhoso, porém engarrafamento lá são normais, então tenha isso em mente para não se estressar.

Roteiro no litoral de Santa Catarina 47

• Planeje sua viagem com os parceiros do blog!Faça sua reserva através dos nossos links e ajude a manter o blog no ar sem pagar nada a mais por isso:

• Booking.com
    Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais
  • Seguros Promo
    Viaje com a segurança e tranquilidade que você merece.
  • Rentcars
    Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
  • Viaje Conectado
    Escolha o melhor plano para sua viagem
  • Passagens Promo
    Colecione as melhores histórias ao redor do mundo.