Águas quentes naturais em Minas Gerais

7
348

Onde encontrar águas quentes naturais em Minas Gerais? Essa é uma pergunta que sempre ouço, pois sou mineirinha, então minha dica com muito orgulho é para conhecerem Yquara Termas em Cachoeira Dourada, interior de MG.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Para acompanhar nossas viagens em tempo real sigam:

@ViajandocomSy

Leia também :

Hotel Yquara Termas

águas quentes naturais em Minas Gerais

Onde encontrar águas quentes naturais em Minas Gerais: Cachoeira Dourada

Cuidado para não se confundir ao colocar no Google Mapas ou outro app somente Cachoeira Dourada, pois tem uma cidade com o mesmo nome no estado de Goiás, então convém escrever Minas Gerais, pois eu soube de gente que errou hahaha…

águas quentes naturais em Minas Gerais

Cachoeira Dourada de Minas Gerais tem 2300 habitantes (fonte Yquara Termas) sendo sua maior atração turística o Hotel Yquara Termas , com as famosas águas quentes naturais e salgadas.

Yquara Hotel fica na margem esquerda da represa do rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás e tem em seu subsolo o Aquífero Guarani.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Origem das águas quentes naturais de Yquara em Minas Gerais

Na década de 80 o Sr Francisco Moya adquiriu alguns lotes na Prainha de Cachoeira Dourada, no entanto já sabia que lá tinha poços de águas quentes e salgadas, então sem mais delongas iniciou seu sonho de construir o Yquara.

Na fonética tupi, Yquara remete a água, fonte de água e nada mais significativo que – buraco d’água.

Resumindo, começou com a perfuração dos poços artesianos de água mineral, quente e salgada , alcançando 500 metros no interior da terra.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Depois disso veio o paisagismo e logo após a edificação foi feita, surgindo aí o Yquara Termas em Cachoeira Dourada, onde as famosas águas quentes e salgadas brotam em Minas Gerais.

Sobre as águas do Yquara – As águas do Aquífero Guarani em Cachoeira Dourada não são adequadas ao consumo humano devido ao elevado teor sais minerais apresentados em sua composição química.

Com a utilização dessas águas em piscinas inseridas no contexto do lazer e em hidrotermoterapia, considerando suas prováveis propriedades terapêuticas.

Águas quentes naturais em Minas Gerais 6

Sendo assim fica evidenciado como uma água mineral não destinada ao consumo humano pode ter aplicabilidade no hidroturismo, não desqualificando a potencialidade do Aquífero Guarani na região.(Fonte Yquara)

Yquara Termas em Cachoeira Dourada

Depois de uma breve explicação sobre as águas quentes naturais e salgadinhas de Minas Gerais, certamente que você tem que conhecer Yquara Termas.

águas quentes naturais em Minas Gerais

O turismo dessa pequena cidade, Cachoeira Dourada se resumi ao Hotel Yquara Termas e uma pequena parcela à represa do Rio Paranaíba.

Na cidade existe um pequeno clube, o Casarão, também pertencente aos proprietários do Yquara.

No entanto você pode estar se perguntando se vale a pena ir para uma cidade que tem apenas uma atração turística, mas posso te assegurar que vale sim.

Eu não canso de voltar, vou todos todos os anos (menos nesse de 2020) , portanto Yquara é meu refugio em Minas Gerais.

As piscinas com água corrente, o paisagismo, os quartos, o restaurante , a comida e o pão de queijo, além de que nada se compara a receptividade do povo mineiro não é mesmo?

águas quentes naturais em Minas Gerais

Esse post é para falar das realezas de Minas Gerais- 300 anos, ou seja, as águas quentes naturais e salgadas do Yquara Termas é umas dessas realezas.

O Hotel

São 16 apartamentos construídos em meio a vegetação, arvores nativas , capelinha e muito verde, resumindo um charme.

No total são 7 piscinas, todas termais, minerais e com água corrente 24h, ou seja, sem acréscimo de cloro ou outros produtos químicos.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Água mineral alcalino-bicarbonatada, alcalino-terrosa, sulfatada, cloretada, fluoretada, litinada; sulfurosa e meso termal na fonte, segundo o Código de Águas Minerais.

Mas você não precisa saber disso, o mais importante é saber que relaxamento não vai faltar!

Águas quentes naturais em Minas Gerais 11
Seu Pet é bem vindo!

Além disso o seu Pet é bem vindo! O hotel conta com sala de convenção, restaurante, vestiários, mesa de sinuca, ping-pong, pebolim,  parquinho infantil ao ar livre.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Infelizmente na pandemia é imprescindível que você verifique sobre o funcionamento antes de ir.

Site: Yquara Termas

Represa do rio Paranaíba

Uma orla linda, arborizada, um único barzinho, quadras de areia, bancos, consequentemente muita tranquilidade.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Um lugar agradável para ver o pôr do sol, além disso em algumas épocas até passeios de lancha são oferecidos.

águas quentes naturais em Minas Gerais

Cachoeira Dourada é sim pequena, mas oferece uma grandiosidade que é Yquara Termas. Já estive em muitos lugares com águas quentes, mas esse é o meu preferido, no interior da minha querida Minas Gerais.

Blogagem Coletiva

Esse post pertence a Blogagem Coletiva Realezas de Minas Gerais-300 anos, em outras palavras, leia aqui todos os posts e bora conhecer as realezas de Minas Gerais.

Expedições em Família – 10 Maravilhas da Estrada Real em Minas Gerais 

6 Viajantes – Termas de Araxá

Destinos por onde Andei – Praça da Liberdade – A Belíssima Praça dos Mineiros

Chicas Lokas – Cachoeiras tops de MG

Conexão Família – Serra da Canastra 

Pegadas na Estrada – Patrimônios da Humanidade (UNESCO) em Minas Gerais

 

  • Planeje sua viagem com os parceiros do blog!Faça sua reserva através dos nossos links e ajude a manter o blog no ar sem pagar nada a mais por isso:

  • Booking.com
    Encontre ofertas em hotéis, casas, apartamentos e muito mais
  • Seguros Promo
    Viaje com a segurança e tranquilidade que você merece.
  • Rentcars
    Aluguel de carros com até 30% de desconto e a garantia do melhor preço!
  • Viaje Conectado
    Escolha o melhor plano para sua viagem
  • Passagens Promo
    Colecione as melhores histórias ao redor do mundo.

7 COMENTÁRIOS

  1. Oi Sy!! Que dica maravilhosa essa das Águas quentes naturais em Minas Gerais. Eu realmente não conhecia o Yquara Termas e achei bem interessante as águas quentes salgadas. Como eu gostaria (na verdade estou precisando mesmo, rsrsr) de relaxar nessas águas e desfrutar das propriedades terapêuticas! Sem contar que o hotel é extremamente lindo! Amei a dica, uma verdadeira maravilha, preciosidade e realeza de Minas Gerais!

  2. Que dica preciosa, Sy, não tinha conhecimento deste hotel com águas quentes naturais em Minas Gerais. Adorei saber da existência deste complexo, bom demais termos uma opção deste nível em nosso estado. Obrigada por compartilhar conosco!

  3. Que achado esse lugar! Nunca tinha ouvido falar e fiquei super interessada. A orla do rio tb é lindíssima. Já favoritado para curtir com a família. Adorei!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + vinte =